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Apresentação

Educomunicação, BNCC e Fortalecimento da Cidadania foi o lema do III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, realizado entre 19 e 21 de novembro de 2020, na Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat), organizado pelo grupo de pesquisa Jornalismo, Educomunicação e Cidadania (Educom.JOR) e projeto de pesquisa Gestão da Comunicação em cursos de Jornalismo, vinculados ao Curso de Jornalismo, localizado no Campus Universitário de Tangará da Serra. O evento contou com o apoio da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom).

A terceira edição do evento carrega a história das edições anteriores que aconteceram em Cuiabá, em 2014, e em Alto Araguaia, em 2016. Em parceria com o SemiEdu- UFMT, o I Colóquio Mato-grossense de Educomunicação acolheu três mesas redondas, e uma palestra realizada em Alto Araguaia. Por sua vez, o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação e I Seminário Virtual de Práticas Educomunicativas, com o tema A contribuição da Educomunicação aos projetos de extensão universitária, apresentou uma conferência de abertura, três mesas-redondas e um minicurso. Na segunda parte desses anais estão os relatos e trabalhos científicos apresentados no II Colóquio, não publicados, mas que estão disponíveis no canal EducomJOR grupoPesquisa”.

O principal objetivo do evento foi discutir a educomunicação em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir de experiências realizadas em Mato Grosso em diálogo com pesquisadores e educadores do Estado, do país e da Universidad Complutense de Madrid, da Espanha. Os três dias de programação contou com uma conferência de abertura, cinco mesas redondas e apresentações de trabalhos em cinco eixos temáticos. Todas as atividades do evento estão disponíveis no canal do grupo de pesquisa no YouTube, no sistema de inscrições Eva.Faespe.org.br e no blog ColoquioMTeducom.

Educomunicação como uma Epistemologia do Sul. A conferência proferida pela professora Drª. Rosane Rosa (UFSM; ABPEducom) discutiu o paradigma educomunicativo a partir da de Boaventura Sousa Santos de que é preciso “repensar a teoria crítica e reinventar a emancipação social”. Para Rosane Rosa, a Educomunicação é uma Epistemologia do Sul em seu processo de emancipação social, no contexto das organizações sociais brasileiras e latino-americanas. No âmbito da interface Comunicação e Educação, a perspectiva educomunicativa advém da experiência da comunicação e educação popular, respaldadas nos referenciais de Paulo Freire e Mario Kaplún que apontam para posturas dialógicas, participativas, democráticas e problematizadoras. A conferência foi mediada pelo professor Dr. Rafael Gue Martini (Udesc, ABPEducom).

Fronteira, Cidadania, Interculturalidade e Direitos (mesa redonda). Nesta ação se discutiu os direitos das pessoas que vivem na fronteira ou são deficientes auditivos, no que tange às suas especificidades linguísticas e a sua inserção em contextos sociais que não estão preparados para essa inclusão. Ainda, apresentar um cenário brasileiro e internacional do que está sendo feito, no campo de direitos e conquistas, para pessoas que falam uma determinada língua, seja pela deficiência auditiva ou por falarem o dialeto específico de um povo, terem acesso à educação e a comunicação na sua língua de origem. E quando inseridos em outros ambientes diferentes, quais as conquistas e lutas para que essas pessoas tenham condições de interagir com outras culturas, com a finalidade de realizar uma troca de conhecimentos em vez de terem que somente se adequar a língua e aos padrões culturais dos grupos hegemônicos. Palestrantes: Profª Drª Maria Matesanz Del Bairro e Profª Drª Viviane Ferreira Martins, da Universidad Complutense de Madrid, Espanha; Profª Me. Stela Perné Santos (IFMT); Profª Drª Denise da Costa Oliveira Siqueira (UERJ); Prof. Me. Fernando Jesus da Silva (UFMT); Profª Dr. Euler David de Siqueira (UFRRJ); Profª Me. Marli Barboza da Silva (Unemat). A mediação da mesa foi da professora Me. Geni Conceição Figueiredo Zacarkim (Unemat, Educom.Jor).

Infância, Consumo e Meio Ambiente (mesa redonda). Qual a relação entre consumo e meio ambiente? Como podemos trabalhar a questão ambiental a partir da educomunicação? Por que a publicidade infantil é desaconselhada? De que forma os meios de comunicação e, em especial, a televisão, contribuem para o consumismo? O que dizem as leis? Como a Educomunicação pode contribuir com uma reflexão crítica e uma mudança de comportamento em direção a um comportamento mais responsável e cidadão? Essas foram algumas das questões debatidas na mesa mediada pela jornalista Drª Cristiane Parente (Iandé Comunicação e Educação; ABPEducom; Educom.Jor). Participaram da mesa redonda: Profª Me. Gabriela Amorin Ferruzzi (doutoranda pela Unesp; SME-Presidente Prudente/SP); Dr. Rafael Gue Martini (Udesc; ABPEducom); Drª Inês Vitorino Sampaio (UFC; LabGrim); Dr. Claudemir Edson Viana (ECA-USP; ABPEducom). 

Educomunicação e BNCC – Experiências em Mato Grosso (mesa redonda). Os desafios da educomunicação em diálogo com a BNCC e com as experiências que estão sendo desenvolvidas na rede de ensino estadual em Mato Grosso foi enriquecida com relatos de experiências. Participaram da discussão: Profª Me. Elisângela Lopes de Lima Carvalho (Seduc-MT; ABPEducom); o jornalista Me. João José Alencar (Seduc-MT; ABPEducom); Profª Patrícia Simone da Silva Carvalho (Seduc-MT), sob a mediação da professora Cláudia Consolação Moreira (UFMT).

O Jornalismo no contexto da desinformação (mesa redonda). No contexto de Pós-Verdade, Infodemia e Desinformação o jornalismo tem uma grande chance de recuperar sua credibilidade mostrando a importância do seu trabalho e seus processos. Da mesma forma, a sociedade tem um papel fundamental na cobrança de meios de comunicação mais transparentes, éticos, que reconheçam seus erros, ouçam seus públicos e veiculem informações de qualidade que respeitem seu direito à comunicação e reforcem a democracia. A mesa mediada pela Profª Me. Rosana Alves de Oliveira (Unemat; Educom.Jor) contou com a participação da jornalista Magda Matos, do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) e das pesquisadoras Elisangela Rodrigues da Costa (Estácio Campo Grande/MS; ABPEducom; Educom.Jor) e Drª Cristiane Parente (Iandé; ABPEducom; Educom.Jor). A mesa foi mediada pela professora Rosane Rosa (Unemat; Educom.JOR).

Minorias, território e o direito à comunicação (mesa redonda). A mesa discutiu a atual conjectura política do país e as formas de comunicação de grupos minoritários para que tenham espaço de fala e representatividade política na reivindicação e atendimento às suas demandas e defesa de suas conquistas. Foi possível dialogar sobre as principais preocupações dos grupos minoritários abordados na mesa diante do atual contexto político brasileiro e como esses grupos vêm se organizando para que suas demandas possam ser ouvidas e atendidas. E no campo da comunicação quais as estratégias para que suas lutas, história e a cultura cheguem a outros setores da sociedade de forma efetiva e mobilizadora. Com mediação do Prof. Dr. Thiago Cury (UFMT) que também foi um dos palestrantes, juntamente com Sergio Bairon (USP); Gonçalina Eva Almeida de Santana (professora de escola quilombola em Mato Grosso), Naine Terena de Jesus (Faculdade Católica de Mato Grosso; Oráculo Comunica) e Júlio César Barbosa Pedroso da Cruz (Dirigente do MST/MT pelo Coletivos LGBT; estudante da UFGD). 

Houve apresentação de trabalhos em eixos temáticos, conforme constam nas sessões online do canal, porém, apenas alguns são apresentados nos Anais. Agrupando esses eixos, foram apresentados três trabalhos no GT Educomunicação, Infância, Juventude, Educação Básica e BNCC: Formação de professores: desafio dos professores em tempos de pandemia do município de Cuiabá-MT por Cristiane Montes de Novais; O Protagonismo Juvenil desenvolvido através da Educomunicação, por Leandro de Almeida; CinEdu e BNCC: práticas educomunicativas na e Extensão, por Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini. Três trabalhos foram apresentados no GT Educomunicação, Meio Ambiente e Educação: A trajetória do ensino de Língua Espanhola no Estado de Mato Grosso: formação continuada dos professores de Espanhol, por Cristiane Montes de Novais; E-Book Guia Prático em Educomunicação Socioambiental: uma proposta de curso de formação docente, por Samiles Vasconcelos Cruz Benedito; Cinema e Direito: reflexões sobre erro Judiciário e autoritarismo: relatados no Filme “O Caso Dos Irmãos Naves” (1967), por Rafaela Alves de Oliveira. Práticas Educomunicativas. Neste GT foram apresentados cinco trabalhos científicos: O Texto publicitário como suporte pedagógico: reflexões teóricas a partir da prática do OPS – Observatório Sobre Publicidade e Sociedade, por Pamela Saunders Uchoa Craveiro; Práticas de Educomunicação no Sertão do São Francisco: Bispado de Dom José Rodrigues de Souza, por Francisco de Assis Silva; Vivências fotográficas educomunicativas interdisciplinares, por Silvia Cristina dos Reis; O celular como ferramenta de aprendizagem: uma experiência de trabalho no ensino fundamental, por Maria José de Oliveira Arruda; Educomunicação: uma proposta na prática docente prisional, por Lanita Helaine da Silva Neves Sizanosky

Por fim, apresentamos os relatos da conferência, do minicurso e das mesas-redondas que foram apresentados no II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, seguido por alguns artigos apresentados nesse evento.

Leitor, desejamos uma boa leitura e conhecimento da história da Educomunicação em Mato Grosso, assim também como no país.



Antonia Alves Pereira, Cristiane Parente, Marcela Brito e Angélica Oliveira

Comissão Organizadora





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Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



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Responsável

Organização: educom.unemat@gmail.com


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