ENCARCERAMENTO FEMININO E INTERSECCIONALIDADE

ENCARCERAMENTO FEMININO E INTERSECCIONALIDADE

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

Encarceramento feminino e interseccionalidade

A presente proposta, a ser apresentada pela Palestrante Dra. Ana Gabriela Mendes Braga, e pelos debatedores mestres Paula Gonçalves Alves e Pedro Guilherme Borato, detém o intuito de debater o encarceramento feminino e  interseccionalidade. O debate insere-se no contexto da Criminologia, onde busca-se analisar o crime, o criminoso, a vítima e as instâncias de controle. Na proposta frisa-se a análise das instâncias de controle a as questões de gênero envolvidas no interior das políticas criminais estatais.


Objetivo Geral:

- Analisar a questão do encarceramento feminino e interseccionalidade.

 

Objetivos Específicos:

- Ponderar acerca das questões de gênero envolvidas no encarceramento contemporâneo;

- Refletir sobre as políticas criminais adotadas;

- Apresentar a questão da pesquisa empírica em direito;

- Envolver todos os acadêmicos de direito da região (e até nacionais) das Universidades Públicas e Privadas;

- Envolver toda a comunidade externa à UNEMAT;

- Contribuir com o ensino e extensão em tempos de pandemia.


Sobre os palestrantes:


Dra. Ana Gabriela Mendes BragaRealizou estágios de pós-doutorado no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UMinho) e na Universidade em Brasília (UnB). Mestra e doutora em Direito Penal e Criminologia pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche junto ao Departamento de Antropologia da Universitat de Barcelona (UB). Professora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP- Franca. Coordenadora do NEPAL (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Aprisionamentos e Liberdades) e do projeto de Extensão C.E.L. (Cárcere, Expressão e Liberdade). Diretora da Rede de Pesquisa Empírica em Direito (REED). Tem experiência em pesquisa empírica em direito, prisão e estudos de gênero; assim como na coordenação de equipes de pesquisa. 


Ma. Paula Pereira Gonçalves Alves - Doutoranda em Direito pela Universidade de Brasília - UnB (2020). Mestra em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2014-2016) e graduada pela Faculdade de Direito de Franca (2009-2013). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT/CUA. Bolsista e pesquisadora assistente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (2020). Foi bolsista CAPES (2014-2016), bolsista IPEA (2013-2014) e pelo programa de iniciação científica da Faculdade de Direito de Franca (2011-2012). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Aprisionamento e Liberdades/NEPAL UNESP-Franca (2014) e do projeto "Corpo, gênero e relações de poder em uma interface com o Direito", UFMT/CUA (2020). Coordenadora do Programa "Prisões e Pandemia no estado de Mato Grosso". Tem interesse nas áreas: criminologias, atores e atoras do sistema de justiça criminal, pesquisa empírica em direito. paulapgalves@gmail.com


Me. Pedro Guilherme Borato  Doutorando em Direito Criminal pela Universidade de Salamanca (Espanha). Professor de Direito Penal e Filosofia do Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Foi professor de Direito Processual Penal, Direito Agrário e Direito Ambiental da UNESP (2017-2019) vinculado ao Departamento de Direito Público. Graduado e Mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/2015), onde desenvolveu pesquisas na área das Ciências Criminais. Atualmente é Mestre em Direito pela mesma instituição, continuando os estudos na área jurídica. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Direito Processual Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: direito penal, política criminal, criminologia e direito penal econômico. É membro do IBCCrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais) e da LEAP (Law Enforcement Against Prohibition). Atuou como orientador e avaliador da Pós Graduação em Direito Penal Econômico da Universidade de Coimbra em parceria com o IBCCrim (2019).



Faça sua inscrição - vagas limitadas

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}