III FÓRUM DA TERRA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO

III FÓRUM DA TERRA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO

presencial Tangará da Serra - Tangará da Serra - Mato Grosso - Brasil

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finalizado

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Sobre o evento

O evento III Fórum da Terra como princípio educativo é uma proposta de um evento de Formação Continuada do Projeto de Rede Internacional de Pesquisa  Terra como Princípio Educativo do  Núcleo de Atividades, Estudos e Pesquisas Sobre a Educação, Ambiente e Diversidade - NEED, do Campus Universitário Prof Eugênio Carlos Stieler/Tangará da Serra, do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação da Química, da Diversidade e das Aprendizagens - LIQUIDA  do Campus de Cuiabá da UFMT e do Coletivo da Terra.  

Laboratório de Investigação da Química, da Diversidade e das Aprendizagens, LIQUIDA (lê-se líquida), é um grupo de pesquisa vinculado ao curso de Licenciatura em Química/Departamento de Química/ICET/ UFMT, Campus Cuiabá, proposto para articular conhecimentos das Ciências Exatas e da Terra e das Ciências Humanas, buscando compreensão de demandas materiais e culturais neste início do século XXI (MORAES, et al. 2021). A proposta se insere no projeto Terra como Princípio Educativo desenvolvido em parceria com o Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade, NEED do campus da Unemat em Tangará da Serra e com ações do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química, LIQUIDA do campus da UFMT em Cuiabá. A proposição de Rodas de Conversas tem o objetivo de Fortalecer a Rede internacional de Pesquisa envolvida no Projeto Terra como princípio e envolver profissionais da educação em Mato Grosso tendo como ponto de partida o diálogo e o respeito aos modos de produzir e socializar o conhecimento dos povos indígenas, quilombolas e camponeses; Fortalecer e promover uma rede internacional envolvendo as escolas relacionadas aos movimentos sociais do campo, quilombo e indígena; Fortalecer as redes de cooperação entre a formação continuada e as Instituições de Ensino Superior no  atendimento às demandas formativas das escolas do campo, quilombo e indígenas.

dar visibilidade às práticas pedagógicas, aos saberes e as vivências das escolas que se mobilizam em torno da construção de um projeto educativo que tem em comum a Luta pela Terra. A programação tem um caráter itinerante entre os municípios de Tangará da Serra, Barra do Bugres e Nova Olimpia. .

O Projeto mantém como fio condutor o desenvolvimento da Educação Básica a se realizar desde as escolas de assentamentos, quilombos e terras indígenas marcada por um caráter acadêmico e científico que considera a atual crítica à hegemonia da ciência moderna para estabelecer um diálogo com os saberes que se constituem nos movimentos sociais de luta pela terra. Inspirada pelas discussões sobre Educação e Pertinência Cultural tal como a formulou Rigoberta Menchu e neste sentido se alimenta das discussões sobre saber e poder conforme propõe QUIJANO e MIGNOLO entre outros. Desde este ponto de vista foi possível pensar que as demandas das escolas que se organizam tendo em comum a luta pela terra poderiam ser agrupadas a partir de três eixos: 1.domínio do referencial teórico acadêmico científico, como uma possibilidade entre outras de produzir e socializar o conhecimento; 2. Construção de uma relação dialógica e de respeito aos modos tradicionais de produzir e socializar o conhecimento; e 3. Compreensão que há uma função social da escola que deve estar subordinada a permanência na terra e as condições de sustentabilidade econômica social e ambiental. Organizados destas formas como princípios norteadores se constituiu a ideia de que estes eixos podem apontar para um tripé que constituem a noção da Terra como princípio educativo e que tem força para orientar a criação da Rede de Pesquisa Internacional Terra como Princípio Educativo com o objetivo de realizar estudos sobre saberes milenares de povos indígenas, camponeses e quilombola da América, contribuindo para ‘denunciar’ um modo de produção de conhecimento que se constitui desde a invisibilidade e a negação dos saberes tradicionais. Também esta rede se orienta no sentido de investigar caminhos e estratégias utilizados na promoção da sustentabilidade econômica desses povos apoiando a criação de modelos de agricultura pertinentes as lutas e aos movimentos de construção identitária e sustentabilidade dos povos indígenas, quilombos e dos trabalhadores rurais no campo. O evento se propõe a reunir lideranças dos movimentos sociais no campo, povos indígenas e quilombolas e professores da Educação Básica e Superior em todos os espaços da sua programação e assim desde uma perspectiva dialógica contribuir com a discussão que relaciona educação e diversidade tendo como ponto de partida o diálogo e o respeito aos modos de produzir e socializar o conhecimento dos povos indígenas, quilombolas e trabalhadores do campo no contexto da educação escolar básica e superior. As atividades propostas organizam-se desde uma perspectiva de pesquisa que configura-se como uma investigação educacional articulada à formação continuada, relacionada às questões interculturais e à docência.

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